(62) 3923-2762

Rua 145, Qd.51, Lt. 15 - St. Marista, Goiânia - GO

Blog

09.11.2022

Sintomas, causas e exames; O que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata

Palestra sobre 'Prevenção ao Câncer de Próstata' nas obras da CFMAIS

Novembro Azul, campanha levada para dentro das empresas, além de ajudar na prevenção da doença, ajuda a combater a desinformação e mitos relacionados ao câncer de próstata

Em uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foi comprovado que 90% dos trabalhadores do setor da construção civil são do gênero masculino. Com a grande quantidade de homens nas obras e, com a chegada de novembro, mês dedicado a conscientização do câncer de próstata, a CFMAIS Incorporadora procurou desenvolver ações por meio da Campanha Novembro Azul.

O objetivo principal da empresa é mobilizar a maioria dos funcionários a realizarem exames preventivos, abordando a temática através de palestras com profissionais da saúde e informando sobre causas, sintomas e tratamentos possíveis para o combate do câncer de próstata. É importante ressaltar que, com o diagnóstico precoce da doença no corpo, fica mais fácil se tratar. 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais acomete homens no Brasil e no mundo. A doença muitas vezes pode ser instalada sem que haja a presença de sintomas e, quando esta apresenta sintomas, como a incontinência urinária ou o gotejamento da urina, é porque o câncer já encontra-se em um nível avançado.

Em 2022, ainda é possível observar que muitos homens não se sentem confortáveis em fazer o exame preventivo. O receio ou até mesmo o preconceito é inserido muitas vezes pela falta de informação ou através de mitos que são compartilhados entre eles.

Segundo a palestrante da Nara Borges Consultoria, mestre em Ciências Ambientais e Saúde e fisioterapeuta, Vaneide Martins, existem dois tipos de exames, o físico e o exame de sangue. Ela explica que o toque retal dura, em média 7 segundos e é através dele que é possível identificar nódulos. “É um exame bem rápido, então a gente incentiva para que os rapazes deixem os preconceitos de lado e tenha mais qualidade de vida, cuidando de uma parte fundamental do seu corpo”, afirma Vaneide.

Ações da CFMAIS

Palestrante Vaneide Martins com funcionários da obra do Skygarden Marista (9/11)

Para participar da campanha de maneira mais efetiva, muitas empresas buscam trazer informativos sobre Novembro Azul para os funcionários. Na CFMAIS Incorporadora, estão sendo realizadas palestras nas obras, sendo que a primeira aconteceu hoje, 9/11, para os servidores do Skygarden Marista, e a segunda, será no dia 16 de novembro, no Arte Verde Marista.

Além disso, a CFMAIS irá levar brindes e itens simbólicos que remetem a campanha do mês para as imobiliárias parceiras. É através de atitudes simples como essas, que a empresa acredita alertar, mobilizar e conscientizar as pessoas a respeito do assunto.

Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul foi iniciada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e conscientizar ainda mais a população masculina a respeito da necessidade de cuidar do corpo e também da mente.

Voltar
Central de atendimento: (62) 3923-2762
Whatsapp

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.