26.09.2022
Neste ano de 2022, o lema da campanha Setembro Amarelo é “A vida é a melhor escolha”
A data 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com isso, a Associação Brasileira de Psquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Nacional de Medicina (CNM), desenvolveu a Campanha Setembro Amarelo para conscientizar a comunidade à respeito da importâncida da vida. Nesse ano de 2022, a campanha tem como lema: “A vida é a melhor escolha.”
Falar sobre o suicídio é difícil e pode trazer certo incômodo para as pessoas, principalmente em locais de trabalho. Por isso, antes de falar sobre o tema específico, é importante trazer alertas sobre transtornos emocionais ou mentais que podem ser fatores contribuintes para esse ‘fim’.
Muitas vezes os problemas são desencadeados pela depressão, pelo estresse do dia a dia ou pela ansiedade. Por isso, é importante se informar para aprender, ajudar o próximo a lutar contra esse problema tão grave e saber identificar se alguém está passando por dificuldades extremas. Ter uma escuta ativa e sem julgamentos é de grande importância.
‘Amar Elo’
A ansiedade, o estresse e/ou depressão podem ser algumas das causas que levam ao suicídio e, para compreender melhor, a psicopedagoga, master neurocoaching e doutora em educação, Doutora Kelley Marques, de Goiânia, traz alertas sobre o comportamento humano e a saúde mental.
A campanha do Setembro ‘Amar Elo’, como ela costuma dizer, é algo sério. De acordo com a Doutora, cada transtorno possui uma característica específica, sendo que o estresse pode ser causado pelo excesso de presente, a depressão é pelo excesso de passado e a ansiedade pelo excesso de futuro.
Sintomas
Você acredita que é uma pessoa estressada? É possível identificar o estresse através da falta de sono regular, concentração, temperamento ou até pela dor de cabeça em excesso. Identificando-o, é possível tratá-lo corretamente.
Da mesma forma é a ansiedade, que pode ser caracterizada pelos sinais repetitivos de angustia, tensão muscular, sensação de dor no peito e outros. Já os sintomas da depressão podem ser marcados pelo desâmino intenso, pela falta de motivação, tristeza, angústia e outros.
Ações na CFMAIS Incorporadora
Com o objetivo de ressaltar a importância da Campanha Setembro Amarelo, a CFMAIS Incorporadora realizou durante este mês ações que reforçam a reflexão e a conscientização da importância da vida para os colaboradores da empresa e das imobiliárias parceiras.
Umas das iniciativas foi a ida da professora de yoga Marta Molinari de Amorim, nas obras do Arte Verde Marista e Skygarden Marista. Ela apresentou exercícios e maneiras corretas de respiração. Além disso, a incorporadora levou lembranças a respeito da campanha para os corretores e parceiros. E, ainda, como sinal de que a CFMais Incorporadora abraçou a importância da conscientização, ela coloriu com a cor amarela a Asa do Skygarden Marista.
Colaboradores da obra do Skygarden Marista praticando o exercício de yoga com a professora Marta Molinari
Buscar ajuda de um especialista
Esta é apenas uma breve explicação sobre os tipos de transtornos mentais e emocionais, pois o assunto é sério! Como conceitua a psicopedagoga Kelley Marques, é muito importante ficar atento à própria saúde mental e a de quem está ao seu lado, compreender e observar os sinais, por isso, trazer a campanha do ‘Setembro Amarelo’ para as empresas é fundamental.
“Nós estamos passando por momentos dificeis e existem pessoas ao seu lado pedindo ajuda. Amar-elo! Você pode cuidar de uma forma mais focada e sensível, e caso não consiga, é imprescindível a busca por ajuda profissonal médica,” ressalta Kelley.
A professora de Yoga Marta Molinari de Amorim reforça a importância de parar e de olhar para si. “A frase: pare e respire, nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje, em que há excesso em tudo – informação, trânsito, correria com o trabalho e atividades domésticas. Precisamos parar, respirar, entrar em conexão conosco. Quando a pessoa está conectada com ela mesma, quando agradece o que tem, quando se dedica aos próprios projetos de vida, a tendência é ter maior clareza, mais alegria”.
O suicídio é um problema que pode ser prevenido na maioria das vezes e para ajudar nessa prevenção foram criados centros de atendimentos e de voluntariados. Um exemplo é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que você pode entrar em contato gratuitamente através do chat, telefone, emais ou pelos próprios postos de atendimento, acesse https://www.cvv.org.br/ .
Você não está só. Sua vida importa!
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.