13.11.2023
A campanha "Novembro Azul’ visa chamar atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em primeiro lugar está o câncer de pele, seguido pelo câncer de próstata. Por isso, na construção civil, é relevante divulgar o assunto em prol da saúde masculina.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Está localizada abaixo da bexiga. Ela produz e armazena o líquido prostático que, somado ao líquido seminal e aos espermatozoides, formam o sêmen.
Historicamente, os homens não gostam de ir ao médico para fazer exames preventivos. Existe um tabu enorme, dificultando o diagnóstico precoce. É preciso romper com essa barreira, porque e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, foram diagnosticados mais de sessenta e oito mil novos casos de câncer de próstata, e foram registrados cerca de quinze mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, em 2019. No mesmo ano, quarenta e dois homens morreram diariamente e aproximadamente 3 milhões já conviviam com a doença.
Os números assustam e tudo isso poderia ser evitado, se o diagnóstico fosse feito precocemente. Daí a importância de falar cada vez mais sobre o assunto no canteiro de obras.
A CFMAIS Incorporadora sabe o quanto é importante conscientizar os trabalhadores da construção civil. Por isso, organizou uma palestra com o tema para minimizar o tabu e tirar dúvidas.
De um modo geral, o câncer está associado à má alimentação, ao tabagismo, à prática de sexo inseguro, à ingestão de bebidas alcóolicas e, principalmente, à recusa de fazer os exames. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, não pode se descuidar dos seguintes exames:
– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal;
_ Exame da próstata.
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.