(62) 3923-2762

Av. Americano do Brasil, Qd 263 - Lt 11 - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-010

Blog

25.07.2022

Estilos de decoração: Descubra os 4 estilos arquitetônicos mais utilizados em projetos de interiores

Decorado no Giardino Marista por Sabbatinni Interiores, de Goiânia (GO) 

Quer definir qual o estilo arquitetônico ideal para o seu novo imóvel? A designer de interiores e, também engenheira civil, Gabriela Fantini explica sobre alguns dos estilos mais desejados pelos goianos

Definir o estilo arquitetônico de um apartamento ou casa é o primeiro passo para começar o processo de reforma do seu lar ideal. Além disso, é essa definição de design de interiores que vai orientar na decisão das cores, dos elementos, móveis ou painéis que ambientarão o novo espaço.

Para que este seja o reflexo do seu gosto, é importante contar com a ajuda de um profissional especialista da área, pois é ele quem vai realizar a adaptação do seu imóvel, garantindo assim um resultado atrativo e funcional. E claro, que seja “a sua cara.”

Existem alguns estilos arquitetônicos que, atualmente, são os mais utilizados nos empreendimentos de alto padrão. Com o auxílio da Gabriela Fantini, que é engenheira civil, designer de interiores e responsável pela Fantini Arquitetura e Interiores, de Goiânia, selecionamos quatro desses modelos para apresentar a vocês: o estilo clássico, minimalista, contemporâneo e o industrial.

Clássico 

Caracterizado como elegante, sofisticado e luxuoso, o estilo clássico é um tipo de decoração que nunca sai de moda. Desenvolvido ainda na Grécia antiga, o estilo logo foi incorporado pelos romanos e, ainda hoje, se vê presente na arquitetura da atualidade. Esse modelo busca como referência os grandes palacetes da realeza.

Como explica a designer de interiores: “Esse é um modelo marcado pela amplitude do espaço, o uso de mármore, a utilização de móveis imponentes, lustres grandiosos de cristais, teto e parede que são trabalhados na ornamentação. Contudo, é um estilo que tem como proposta principal exibir o luxo e a imponência em cada detalhe.”

Minimalista

Ao contrário do clássico, no estilo minimalista é utilizado pouca quantidade de itens, sendo que esses materiais seguem uma linha de cores neutras, artigos geométricos e cimento queimado. “As cores são claras pois ajudam a favorecer a iluminação natural e criam a sensação de amplitude. A ideia é justamente seguir o lema de que menos é mais, sem perder o conforto e a sofisticação do ambiente”, afirma Fantini.

Contemporâneo

No estilo contemporâneo, Fantini explica que o modelo segue o período atual em que vivemos, já que o conceito é regido pela inovação. Esse é um dos tipos de arquitetura que priorizam a relação entre a estética e a funcionalidade trazendo muita elegância, sem deixar, é claro, o conforto e a praticidade de lado.

A utilização de formas mais arredondadas, introdução de novas tecnologias, materiais reutilizáveis, também, são alguns dos pontos de partida para este tipo de projeto de interiores.

Industrial

O industrial é um estilo que se faz cada vez mais presente no cenário da decoração, arquitetura e design de interiores, seguindo como base uma combinação entre a modernidade e um toque de personalidade urbana. Este é um estilo que remonta os lofts de Nova York na década de 1950, período em que galpões começaram a ser usados como local de moradia.

“Este é o ponderamento entre a brutalidade, o moderno, e o retrô”, conceitua Fantini. De acordo com ela, esse modelo busca valorizar o pé-direito alto, o uso aparente de tijolos, concreto, cimento queimado, tubulações, grafites, estruturas e objetos metálicos, além da utilização de madeira e elementos nas cores preta, verde musgo e cinza.

Voltar
Central de atendimento: (62) 3923-2762
Whatsapp

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.