17.11.2022
Celebração de dois anos sem acidentes na obra do Arte Verde Marista aconteceu logo após a palestra da Campanha Novembro Azul
A CFMAIS Incorporadora comemorou dois anos, aproximadamente 730 dias, sem acidentes no trabalho e, parabenizou os colaboradores do Arte Verde, empreendimento que está sendo construído no setor Marista, em Goiânia. A cerimônia foi realizada durante a palestra da Campanha Novembro Azul, com direito a um café da manhã especial.
De acordo com o diretor de obras da CFMAIS, Renzo Kawamura, é importante comemorar essas conquistas, afinal, a falta de acidentes significa que a empresa está fazendo um bom trabalho na prevenção. “Nós, da CFMAIS, não negociamos a política de segurança do trabalho. Exigimos o cumprimento das leis e normas. Além disso, implantamos recentemente o nosso Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que vai valorizar ainda mais esse tipo de situação, aumentando a previsibilidade da obra, da empresa e do funcionário”, explicou o gestor.
Trabalhar em uma construção que não tem acidentes é confortante, assim conta o pedreiro Aday José que, há oito anos está na equipe da CFMAIS. “Chegar cedo, trabalhar e depois ir para casa com saúde é bom demais”, afirma ele. O colaborador ressaltou também que trabalhar em uma obra sem acidentes é muito bom, tanto para a empresa, quanto para os funcionários.
Para a Técnica em Segurança do Trabalho do Arte Verde, Olívia Santarine, que há 10 anos atua na função, alcançar a marca de dois anos sem acidentes na obra é algo gratificante: “É uma sensação de dever cumprido. Nada disso seria possível se não trabalhássemos com segurança, seriedade, organização e desempenho de toda a equipe.”
Além da aquisição do café da manhã, o evento realizado na última quarta-feira, dia 16 de novembro, teve a continuidade da palestra de Prevenção do Câncer de Próstata, do Novembro Azul, ministrada pela fisioterapeuta, mestre em Ciências Ambientais e Saúde, palestrante da Nara Borges Consultoria, professora Vaneide Martins.
Efetividade, treinamentos e cobrança
Acidentes na construção civil é bastante comum de acontecer. Esse é um dos segmentos que mais registram casos, por isso, tendo em vista que o setor se destaca por ter mais probabilidade desse tipo de imprevisto, medidas preventivas são tomadas, começando na conscientização do colaborador quanto a sua saúde e o seu bem estar.
Como explica Olívia Santarine, na obra do Arte Verde Marista, por exemplo, os procedimentos de melhoria e inovação nas técnicas do trabalho são constamente revisados, afim de adotar a segurança nas atividades, sejam elas perigosas ou não. Uma dessas medidas preventivas é exigência da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que minimizam as ocorrências graves nas construções.
De acordo com ela, a cobrança para que as normas existentes sejam cumpridas, junto com a qualidade do trabalho, é fundamental, “A efetividade da cobrança e eficácia do trabalho não vem apenas do técnico e sim de toda equipe multidisciplinar que temos no canteiro de obras, como mestre, encarregados, engenheiros, todos com os olhos voltados em primeiro lugar para segurança”, ressalta Olívia.
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.